Como se preparar para o e-Social: aspectos legais e implantações

Como se preparar para o e-Social: aspectos legais e implantações

Você está preparado para o e-Social? As dúvidas sobre a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, DSC00136Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) são cada vez mais frequentes, principalmente, com a proximidade de sua implantação efetiva.
O eSocial unifica as informações hoje prestadas em separado aos órgãos envolvidos: Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal , Previdência Social, Caixa Econômica Federal e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O sistema se aplica a todos os empregadores, independente do porte da empresa, e a sua implantação já provoca alterações nas rotinas empresariais, especialmente, nos setores de contabilidade e de recursos humanos. Desta forma, a Bonna Consultores promoveu, na manhã do dia 22 de maio, um Encontro de Atualização para seus clientes. Com a abordagem Como se preparar para o e-Social: aspectos legais e implantações, o gerente do Departamento de Pessoal da Bonna Consultores, Eric Laurence Cezar, elucidou dúvidas e esclareceu o desenvolvimento prático do e-Social dentro das empresas. “O sistema digital não inova no ponto de vista da legislação trabalhista e previdenciária, mas sim, na forma como será executada os procedimentos internos, como a precisão das informações e o cumprimento exato dos prazos para que não haja divergências”, explica. Assim, não será mais possível manter a prática de aguardar até o final do mês, no fechamento da folha de pagamento, para trocar as informações entre os diversos setores da empresa. “O sistema digital faz com que tenhamos um fiscalizador eletrônico e caso as informações não estejam completas ou ainda na data correta, o sistema gerará multas correspondentes”, afirma Cezar.
O diretor da Bonna Consultores, Aldori Paulo Bona, recomenda que os empregadores reúnam e adequem as informações da empresa e de seus colaboradores antes da regulamentação total do sistema. “Muitas mudanças já foram implantadas e em pouco tempo o sistema como um todo fará parte do cotidiano. Então, é preciso redobrar a atenção ao acúmulo de obrigações empresariais e seu cumprimento”, completa.
Fique atento: o eSocial possui a finalidade de cumprir as leis ao pé da letra, o que, em função de políticas empresariais que possibilitam acordos e flexibilidades, pode representar alterações profundas.
A equipe da Bonna Consultores está preparada para atender às novas demandas e exigências do Fisco e está à disposição para auxiliar você e sua empresa a se adequar.

 

 

Fonte: Intensa Comunicação