Diretor da Bonna Consultores ministra palestra a acadêmicos

Diretor da Bonna Consultores ministra palestra a acadêmicos

Com a finalidade de proporcionar conhecimento acerca de algumas modalidades profissionais e apontar as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas, o diretor da Bonna Consultores Associados, Aldori Paulo Bona, foi convidado a ministrar uma palestra aos alunos do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no dia três de junho. UFSM
A convite da professora Adjunta e Chefe do Departamento de Desenho Industrial, Fabiane Vieira Romano, o diretor da Bonna Consultores demonstrou aos acadêmicos algumas das alternativas para o desenvolvimento das atividades profissionais. Entre elas, o profissional liberal, o empresário e funcionário.
Bona explicou que, enquanto o profissional liberal atua de forma independente e exerce atividades apenas como prestador de serviços, o empresário desenvolve suas atividades por meio de uma empresa como sócio ou titular de firma individual.
A menor burocracia, os impostos simplificados e o menor custo de manutenção do negócio foram apontados no encontro como algumas das vantagens de ser um profissional liberal. Porém, é preciso ficar atento aos desafios desta categoria. “O nome do profissional fica diretamente comprometido nas relações de negócios e trabalhistas, além dos bens da pessoa física serem comprometidos diretamente nas dívidas, caso o negócio não der certo”, alerta Bona.
Já uma empresa possui personalidade própria, não comprometendo diretamente o nome do empresário nas relações de negócios e trabalhistas, além de transmitir a ideia de estrutura forte e assim adquirir maior credibilidade. Em contrapartida, possui maior burocracia e custo de implantação, manutenção e desativação do negócio.
Para finalizar, Bona compartilhou com os alunos algumas dicas para a viabilização de um empreendimento: “Definir com clareza o seu negócio e transmitir isto ao mercado, além de elaborar um plano estratégico com metas e ações bem definidas e um orçamento detalhado compõem a base para qualquer iniciativa de negócios”.
Fonte: Intensa Comunicação